quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sua empresa poderia adotar chromebooks para as tarefas do dia-a-dia?


Sua empresa poderia trocar os computadores com o sistema operacional Windows ou Mac OS pelos os que rodam Chrome OS?

Resposta curta, Sim.

Mas vamos com calma, temos que analisar com detalhe se sua empresa está preparada para adotar estes dispositivos.

Em um primeiro momento, as características destes computadores são o sonho de consumo de qualquer gerente de TI. 
  • Inicialização rápida
  • Altamente portáteis
  • Longa duração de bateria
  • Extremamente seguros
  • Baixo custo de licenciamento
  • Manutenção próximo a zero
Então por que as empresas não estão investindo pesado na aquisição destes dispositivos?

São inúmeros os fatores que podemos citar, mas vamos nos ater somente a 3 que acredito serem os mais impactantes.

Falta de divulgação

Em primeiro lugar não há muito interesse das empresas que produzem este tipo de equipamento em promovê-los, já que a margem de lucro é muito baixa. Não adianta me perguntar, eu não saberia dizer o motivo que leva os fabricantes a investirem nestes tipos de dispositivos, posso chutar que talvez eles não queiram ficar de fora de algo que possa vir a se tornar grande.

Voltando ao ponto, se eles não fazem muita divulgação, dificilmente este assunto vai estar na pauta das reuniões de planejamento estratégico das empresas e por consequência, não serão cogitados para uso.

Medo de errar

Um outro fator está ligado ao aspecto profissional, ora ninguém vai ser demitido por escolher produtos consagrados no mercado. Por este motivo, dificilmente um gerente de TI arriscará sua carreira indicando a substituição de um produto já consolidado por um que está surgindo agora. Ninguém quer ser o primeiro a adotar uma tecnologia que ainda não teve grande cases. 

O medo de arriscar, congela as pessoas e deixa passar grandes oportunidades. Talvez você não seja demitido por arriscar, porém você pode perder a oportunidade de se destacar por não sugerir uma solução que possa trazer redução de custos e aumento de produtividade.

Sistemas legados

Muitas empresas utilizam softwares que não rodam em dispositivos Chrome, então a adoção deste tipo de computador não faz muito sentido para elas. Existem até maneiras de contornar este problema, mas elas são caras e acrescentam mais uma camada de complexidade para se levar em consideração. 

Diversos programas como os suítes de produtividade da Microsoft e Adobe não rodam nativamente neste tipo de computador e isso é um grande problema já que a maioria das empresas utilizam estas ferramentas. Sim o office 365 é uma opção, mas diversas empresas ainda não se sentem à vontade de ter seu dados armazenados em nuvem.

Empresas pioneiras

Apesar dos obstáculos expostos aqui, há exemplos de diversas empresas que ultrapassaram esta barreira e entenderam que valia a pena investir nesta nova tecnologia. Algumas substituíram praticamente 100% de seus endpoints por dispositivos Chrome, outras identificaram áreas de negócio que podiam se beneficiar destes tipos de equipamento e abraçaram a ideia. No final deste artigo, deixarei alguns links que relatam as experiências destas empresas neste campo.

O que você pode fazer?

Se você é um tomador de decisão ou influenciador na sua empresa, recomendo estudar os benefícios que esta plataforma oferece e entender também suas limitações. Tente vislumbrar áreas em sua empresa que possam se beneficiar e que não tenham forte dependência de softwares nativos de outras plataformas.

Por exemplo, um setor de call center ou de atendimento de visitantes, quiosques de autoatendimento, painéis de informação ou mesmo setores que trabalhem exclusivamente com softwares baseados na web são bons candidatos para adotar esta solução. Faça provas de conceito e escolha alguns usuários-chave para um teste piloto e acompanhe de perto o andamento. Tenho certeza, que caso você seja bem sucedido, sua direção ficará satisfeita com a redução de custo e da dor de cabeça relacionado ao gerenciamento dos equipamentos antigos.

Mantenha esta ideia no seu radar

bem, imagine que você fez todo o dever de casa, se informou sobre a tecnologia e entendeu os conceitos, inclusive foi mais longe e fez um laboratório conclusivo, mas descobriu que esta solução não se aplica a sua empresa. 

É uma pena, mas recomendo não desistir da ideia e manter-se antenado na evolução desta tecnologia. Os dispositivos Chrome são relativamente novos no mercado, mas estão evoluindo muito rápido. Atualmente a Google está testando e otimizando apps do Android para rodar nativamente no Chrome OS, que inclusive deve sair da fase beta muito em breve. Quando este novo recurso for disponibilizado, abrirá um leque de opções que podem ser exploradas por qualquer um. Se sua empresa utiliza tablets com Android hoje em dia, poderá substituí-los por dispositivos Chrome e se beneficiar das vantagens do formato mais adaptado para uso corporativo destes tipos de dispositivos.

Bem é isto, caso você tenha interesse em discutir este assunto mais a fundo, fique à vontade para deixar seu comentário abaixo. Ficarei feliz em debater com você. Obrigado e até a próxima.


Estudos de caso (todos em inglês):














Nenhum comentário:

Postar um comentário