quarta-feira, 24 de maio de 2017

Conheça o CloudReady, uma alternativa ao Chrome OS para uso pessoal ou empresarial

Diante dos diversos problemas de segurança e da falta de interesse crescente da Microsoft em manter o Windows 7, torna-se urgente procurar alternativas para substituir este sistema e os já aposentados XP e Vista. O caminho natural seria fazer a atualização para o Windows 10, mas dependendo da configuração do seu computador, você será obrigado a gastar ainda mais dinheiro com a atualização do hardware.

Caso você não queira perder seu investimento e deseja conhecer uma plataforma alternativa, poderá experimentar o CloudReady.

O CloudReady é um sistema operacional baseado na web, comercializado pela empresa americana Neverware. Ele compartilha a mesma base do Chrome OS da Google e similaridades em sua operação e recursos.



Diferentemente do Chrome OS que é distribuído somente nos dispositivos Chrome, o CloudReady pode ser baixado diretamente do site da empresa e instalado livremente em PCs ou MACs. Você pode acessar uma lista de dispositivos homologados no site da empresa.

Note que é possível instalar o sistema em equipamentos que não estão relacionados nesta lista, porém a Neverware não garante seu funcionamento.

O CloudReady é oferecido em 5 soluções diferentes que se adaptam ao seu tipo de negócio ou necessidades pessoais:
  • Education
  • Office 365 Education
  • VDI
  • Enterprise
  • Home
Com exceção da home, todas outras versões se integram com o sistema de gerenciamento de dispositivos da Google e têm um custo anual de licenciamento. As versões Enterprise e VDI já possuem o custo da licença de gerenciamento embutido. Se você quiser ver o preços praticados pode acessar a tabela de preços e funcionalidades no site da empresa.

A versão VDI é otimizada para funcionar como um thin client e tem como foco a integração com as principais ferramentas de virtualização de desktop, tais como: VMware Horizon, Citrix Receiver e Amazon Workspaces. Além, destes 3 produtos, ela também tem suporte para o Remote Desktop Service da Microsoft.

Já a versão Enterprise contempla todas as funcionalidades existentes no projeto que ele se baseia, o Chromium OS. Estes recursos vão desde o gerenciamento completo da plataforma até o acesso a todos aplicativos web disponíveis.

Como visto aqui mesmo no Chrome OS Revolution, o sistema operacional da Google possui diversas características desejáveis do ponto de vista corporativo e como o CloudReady herdou estas funcionalidades, podemos supor que teremos uma experiência similar. Como pontos relevantes temos:

  • Recursos robustos de segurança
  • Facilidade de uso
  • Baixo custo operacional
  • Resistente a malwares
  • Sistema sempre atualizado
Como todos podemos perceber, estes são quesitos importantes para empresas e até mesmo para uso pessoal. É claro que você não conseguirá substituir totalmente o parque da sua empresa por esta plataforma, no entanto, vale a pena considerar a sua utilização onde esta solução trouxer benefícios concretos.

O CloudReady é um sistema jovem e com um grande potencial de crescimento. Este sistema é mais uma alternativa para ser considerada na hora de restruturar a TI da sua empresa. A Neverware oferece suporte por telefone, mail ou chat online já contemplado no custo do licenciamento ou através de fóruns comunitários para a versão home.

Caso você tenha curiosidade em conhecer o Cloudready, faça um download do sistema e verifique você mesmo tudo que vimos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário